Home Conheça o Programa O Prosub-EBN

O Prosub-EBN

O Prosub-EBN

O Brasil possui uma área marítima de aproximadamente 3,5 milhões de km². É nesse imenso espaço oceânico que o Brasil realiza sua atividade pesqueira, movimenta 95% de seu comércio exterior e retira a maior parte do seu petróleo e gás, elementos fundamentais para o desenvolvimento do País.

O Brasil está pleiteando junto às Nações Unidas estender essa área até os limites de sua Plataforma Continental, ultrapassando as 200 milhas náuticas da sua Zona Econômica Exclusiva. Se a solicitação for aceita, a área marítima brasileira atingirá aproximadamente 4,5 milhões de km², o que equivale a metade do nosso território terrestre. Este espaço marítimo, tão repleto de riquezas naturais, foi batizado de Amazônia Azul.

Para proteger esse patrimônio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil tem investido na expansão da sua força naval e no desenvolvimento da indústria de Defesa. Com esse propósito, Brasil e França firmaram, em 2008, um acordo de cooperação e transferência de tecnologia que deu início ao PROSUB - Programa de Desenvolvimento de Submarinos, que viabilizará a produção do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear e de mais quatro submarinos convencionais diesel-elétrico.

Antes de produzir os submarinos, é preciso primeiro construir um grande complexo militar, formado por um Estaleiro, uma moderna Base Naval e uma unidade industrial para fabricação de partes dos submarinos. Este empreendimento é chamado de Prosub-EBN, e está sendo construído pela Odebrecht, sempre em conformidade com as diretrizes da Marinha do Brasil.